Ninfoplastia, a cirurgia íntima feminina
Conheça as queixas que a ninfoplastia pode tratar
Você já deve ter ouvido falar em cirurgia íntima, rejuvenescimento íntimo, labioplastia ou ninfoplastia, que é a cirurgia íntima feminina.
Apesar de ainda ser um tabu para muitas pessoas falar sobre essa região, é importante saber que algumas alterações podem surgir e interferir na estética da região.
A área íntima feminina envolve o monte vênus, os pequenos lábios e os grandes lábios. E, especificamente, a hipertrofia dos pequenos lábios é uma situação bastante frequente.
Ela pode ocorrer em diversas fases da sua vida, em crianças, adolescentes e também na fase adulta, podendo ser unilateral ou bilateral, com assimetria ou não e é uma situação que constrange as mulheres.
Além dos momentos de intimidade, esse tipo de alteração pode ser incômodo nas situações mais adversas, como na prática de esportes e na escolha de roupas.
O corpo da mulher pode sofrer diversas alterações por conta do parto. Clique aqui e conheça os procedimentos que podem ser feitos.
Como é feita a ninfoplastia?
Mas isso pode ser corrigido justamente com a ninfoplastia, uma cirurgia relativamente simples, que pode ser feito com anestesia local e sedação, sem necessidade de internação, na maioria dos casos.
Nessa cirurgia o excesso de pele dos pequenos lábios é retirado, de forma a deixar todas as estruturas da área íntima novamente proporcionais.
Não é comum haver complicações no pós-operatório, mas a mulher precisa evitar ter relações por 30 a 45 dias, cuidar da higienização da área, não usar roupas justas e não entrar em mar ou piscina nos primeiros 21 dias.
Se não for associada a outras técnicas e procedimentos, a ninfoplastia costuma durar cerca de 40 minutos a 1hora e meia. A sutura é feita com fios absorvíveis, de forma que a paciente não necessite retornar para remover os pontos, o que poderia ser bastante incômodo.
Um outro cuidado importante é que a mulher não menstrue no pós-cirúrgico, o que poderia interferir na cicatrização.
Podem ser feitas compressas para minimizar o inchaço e o médico pode indicar o uso de pomadas cicatrizantes.
Muitas mulheres têm dúvidas sobre mudanças na sensibilidade da região, mas isso não sofre qualquer interferência ou alteração.
Enfim, é um grande incômodo que tem uma solução simples. Se você está sofrendo com isso, agende a sua consulta!